LASANHA DE PÃO DE FORMA

Confeitaria tudo começou na mesopotâmia


Confeitaria uma tradição que vem desda antiguidade até os dias de hoje:começando na antiga Grécia aos com fins da Europa.
Chegando no brasil com grande impacto cultural e gastronômico  




Foi no ano de 1200 e 625 a.C.,conta a historia sobre um povo antigo que habitavam a Mesopotâmia,este povo se alimentava de uma espécie de bolo não levedado e também não era  assado.Já na grécia antiga la por volta do ano 1000 a.C  costumavam a misturar trigo com frutas como tâmaras além de  pinhão, nozes e castanha.Tudo adoçado   com mel e assado no carvão.
Chegando ao século XV na baixa idade média os europeus passaram a adicionar o então conhecido açúcar trazido pelos árabes da  Índia substituindo o mel , foi ai que surgiu as primeiras receitas de bolo com uma deliciosa cobertura de glace.Embora exista varias controvérsia , os pesquisadores contam que os italianos foram inovadores no que diz respeito a confeitaria . Conta-se que na época renascentista os bolos passaram a ser vistos como atração principal nos banquetes, justamente por causa dos seus mordomos.Um dos bolos mais citados foi feito em camadas ou andares,  para celebração de casamento da italiana Catarina de Médici (1519 a 1589)com o rei da Fança Henrique II (1519 a 1559).No século XVI , levado para europa pela as mãos dos espanhóis, o chocolate passou a ser um dos ingredientes mais utilizado na confeitaria.os adoçantes artificiais  existe desde 1879, com a descoberta da sacarina. Mas foi no século XX que eles entraram  de vez nas receitas de bolos, tortas e quitutes que compõem as linhas light e daet .Já no Brasil a confeitaria teve seu inicio após a segunda guerra mundial (1945). Com a chegada dos imigrantes (chefes pâtissière)  vinda da Europa principalmente, da França, Alemanha e Itália.Tendo que trabalhar nas padarias, pois naquele tempo eram raras as confeitarias exclusivamente docerias. Esses chefes(pâtissièri)com o conhecimento vasto sobre a nobre arte de confeitar  trazendo suas tradições e conceitos como a introdução de técnicas com chantilly, creme Paris , massa folhada e fondant. A o passar das décadas as padarias começaram a considerar padaria e confeitaria sendo assim os surgimento dos tradicionais doces, pães-de-ló e varias iguarias. Graças a Deus que nos dias de hoje tudo mudou,
eu imagino ter que fazer confeitaria naqueles tempos que nem se quer existia uma reles batedeira elétrica  com 1 par de batedores. Deveria ser o caos! Era muito precário as condições para o manuseio de diversos doces, pois  tinha pouco material adequado para  a sua pratica, sem contar as condições de higiene para o manuseio dos produtos .

Utensílios usado pelos confeiteiros no passado
   

Os benefícios de usar as pré misturas
Com a tecnologia avançada no mundo está muito fácil produzir  tortas, bombons, salgados, pães etc,...isso graça a introdução das pré mistura, que chegou para mudar os conceitos de padaria e confeitaria dando agilidade e durabilidade nos produtos.Isso só depende de quem vai manipular o produto, que por sinal esses já vem pronto,basta o patrão abrir a mão e aderir as devidas misturas que caibam no perfil da sua empresa. Embora tem muito dono de confeitaria, padarias, mercados e docerias por ai que acham  que lucram fazendo receitas caseiras por questão de economia ou tradição. Sem menosprezar as grandes e tradicionais confeitarias, docerias e padarias que produzem suas próprias receitas por questão de qualidade. Digo que é lorota, no meu ponto de vista se as grandes empresas tipo, Puratos, Bungue,Fleichemann etc,..   lançam seus produtos no mercado é sinal que tem qualidade, pois  as suas mistura já vem testadas por técnicos  altamente qualificados. Então meus queridos patrões faça seus devidos testes de um voto de confiança nos mix de preferencia.Facilite a vida dos seus funcionários de a oportunidade de seus profissionais se adaptarem com as misturas. Não estou aqui fazendo propaganda pra ninguém muito menos promover algumas marcas citadas neste post, só estou citando as facilidades de trabalhar com misturas pronta.
Vantagens essas de rendimento no trabalho dos seus profissionais, qualidade do produto e durabilidade no balcão. Poderia ficar falando mais sobre as vantagens de usar as pré misturas,vou dar uma dica de como usar uma pré mistura como mix pão de batata.
sugestão de uso:
rocambole salgado gelado
  massa  
14 ovos
100ml água 
250g mix pão de batata 
20g fermento em pó
40g emusificante(emustab)

Modo de preparo da massa
  • Coloque todos os ingredientes na batedeira, bata ate dobrar de volume, ficar tipo um rocambole.
  • Unte uma assadeira de pão doce com margarina coloque papel manteiga sobre a assadeira
  • Despeje a massa na assadeira espalhando toda ela deixando uniforme 
  • Assar em forno alastro temperatura de 150Cº
Recheio
Peito de frango refolgado
Maionese de sua preferencia
Tomate e batata palha para decorar

montagem

Desenforme o rocambole, misture o frango com a maionese espalhe sobre a placa de rocambole,
Depois enrole com o papel para não rachar,  passe uma leve camada de  maionese. Já no rocambole enrolado sem o papel ,salpique batata palha sobre o rocambole todo para finalizar. Corte o tomate ao meio retirando as sementes, corte com um cortador redondo de aproximadamente 5cm de diâmetro 
colocando rodelinhas no rocambole com folhas de salsinha.  
                                                                                                                        • Assar em forno a lastro temperatura de 150C






Comentários