SALADA TROPICAL

A falta de mão de obra qualificada



Ta faltando gente 

Hoje no Brasil , estima-se que a 10 mil vagas em aberto por falta de mão de obra qualificada . Para tentar solucionar  essa ausência de profissionais, donos de panificadora, e confeitaria procuram achar uma saída para amenizar a  falta de profissionais  capacitados . Uma dessa saída é oferecendo cursos profissionalizantes palestras de aperfeiçoamento, dando-lhes uma chance para quem quer ser um profissional de qualidade .

Segundo ABIP(associação brasileira da industria da panificação e confeitaria) o setor de panificação tem dois grandes problemas para  solucionar. Um, é escassez  de mão de obras e o segundo probleminha é a carga tributaria excessiva abip esta trabalhando com o governo para tentar desonerar o pão tirando o produto da base de cálculo do simples, que é o imposto unificado para micro e pequenas empresas se informou Alexandre Pereira Silva diretor da abip.
 Alexandre afirma também que o nosso pão de cada dia  apresentou um aumento  8%  enquanto o preço da carne subiu mais de 50%. Não a indicação de aumento acima da inflação para os próximos meses.



De acordo com abip estima-se que os brasileiro consume, em média, 33,5 kg de pão por habitante por ano.
Embora o setor vem crescendo, nos últimos anos em cima de outros segmentos, em função dos serviços diversificados oferecidas pelas padaria e confeitaria o consumo vem se mantido estável .
Silva, disse  também  que a renda per capita de pães esta  estagnada há quatro anos.
E com a desoneração do pão francês, o preço ao consumidor poderá ficar até 5% mais barato, estimando que isso pode ser um fator de aumento de consumo , alem da oferta de maior diversidade um mix maior de  produtos. O Brasil tem em torno de 64 mil padarias os estabelecimento se acham no processo de modernização investindo em reformas das unidades existentes . A doação de novas tecnologias é uma tendência  crescente , na busca de técnicas avançadas de congelamento e automação, entre outros sistema.
A perspectiva do setor é crescer este ano entre 10% e12% .em 2010 o setor experimentou a expansão  de 13,7% no faturamento que alcançou R$ 56,3 bilhões.

Dicas de quem entende 
Você que esta pensando em fazer cursos profissionalizantes, pense na área de panificação e confeitaria.
Pois o mercado de trabalho nessa área esta necessitando de profissionais capacitados com grandes espectativas  de  aprendizado. Pensando nessa lacuna o SENAI vem com excelentes cursos de capacitação profissional sem contar com sua estrutura de ensino não deixe de passar no SENAI da sua cidade e confira o que o SENAI  tem de melhor