SALADA TROPICAL

Chocolate salgado experimente

Depois que o chocolate conquistou a humanidade e foi combinado com os mais diversos ingredientes sempre tendo boa aceitação pelos mais exigentes paladares, eis que surge uma nova combinação que ja vem agradando uma grande quantidade de apreciadores desse alimento milenar.
    Trata-se do "chocolate salgado".
A deixar bem claro: chocolate salgado não tem nada a ver com chocolate amargo. O segundo leva açúcar e o primeiro é feito com flor de sal (cristais que ficam na superfície da água marinha nas salinas e têm sabor suavemente salgado). Essa novidade está fazendo o maior sucesso em lojas especializadas, no Brasil e no Exterior, e o preço é praticamente o mesmo dos itens tradicionais. Mas com gosto de extravagância e subversão – afinal, chocolate doce era uma invenção considerada intocável na gastronomia. O bombom salgado pode levar também caramelo como recheio e o último ingrediente a ser percebido numa mordida é a fina crosta de flor de sal, de consistência crocante.
    Normalmente, o consumidor é atraído primeiro pela curiosidade ou por gostar de itens que fujam do óbvio. Depois, vira cliente fiel.
   Na França e na Suíça, grandes produtores mundiais de chocolates, ele é consumido com o cacau em altas concentrações, o que diminui o gosto adocicado, a combinação salgada mostra a versatilidade do alimento. 
Sem o açúcar, a degustação se torna mais apurada: percebemos mais nuances e notas”.  


  Os maias o consumiam como uma bebida cheia de especiarias e sem um grama de açúcar – ingrediente acrescentado séculos depois pelos europeus.
   Apesar do gosto marcante do sal, ao fim de um bombom, a impressão ainda é de se ter saboreado um doce. O bombom com flor de sal tem “gosto de fim de semana”, algo que deve ser aproveitado inteiramente. “É para degustar, não devorar.”

Comentários