LASANHA DE PÃO DE FORMA

Glutamato monossódico


perigo para sua saúde
Quantas vezes vamos a algum restaurante e e experimentamos aquele molho de carne inesquecível ou aquele peixe com sabor inigualável ou mesmo aquela sopa de frutos do mar que só o cheiro já te enche de água na boca? Você acha que está diante de uma receita antiga, de um tipo de segredo que só os chefs de cozinha guardam a sete chaves, come sem parar e aquele sabor fica em sua mente por muito tempo e nem percebe
que está diante de um produto químico muito utilizado atualmente não só em restaurantes mas também nas prateleiras dos supermercados e a cada dia vem substituindo o velho e tradicional tempero caseiro por proporcionar um sabor mais acentuado. Esse produto se chama glutamato monossódico que está presente emalimentos preparados e processados, como alimentos congelados, mistura de temperos, sopas enlatadas e desidratadas, molhos, molhos para salada e embutidos, como salsichas e presuntos.
Segue abaixo uma matéria sobre esse produto que é verdade que deixa tudo muito apetitoso mas, como tudo sempre tem um lado prejudicial para a saúde:

O que é Glutamato Monossódico:

                             







Glutamato Monossódico (MSG) é o sal presente em todas as proteínas animais e vegetais. É muito utilizado na indústria alimentícia, e cria um sabor suave, rico e encorpado e pode ser adicionado em carnes, peixes, frangos, vegetais e frutos do mar, sendo que em muitos países é usado como tempero de mesa.Em alguns alimentos, o glutamato monossódico pode até ajudar a reduzir o conteúdo de sódio sem comprometer o gosto dos alimentos, uma vez que contém apenas um terço da quantidade de sódio em comparação ao sal de cozinha. O MSG é produzido através de processos fermentativos de matérias primas de origem natural como o melaço da cana de açúcar, açúcar de beterraba ou do amido obtido da tapioca ou em cereais.O MSG é absorvidos e metabolizado pelo corpo humano. Algumas pesquisas demonstraram que o glutamato monossódico estimula receptores específicos da língua, produzindo um gosto que se conhece com o nome de umami que, em japonês, significa saboroso ou delicioso. Esse gosto corresponde ao quinto gosto básico, diferente dos outros quatro sabores conhecidos: doce, salgado, azedo e amargo. Um produto bastante conhecido e difundido mundialmente é o Ajinomoto, que tem como base o MSG.Alguns estudos mostraram que o glutamato monossódico tem mostrado que o corpo usa o glutamato como um transmissor de impulsos nervosos no cérebro e que há também tecidos que respondem ao glutamato em outras partes do corpo. As anomalias no funcionamento dos receptores de glutamato são relacionadas com certas enfermidades neurológicas, como Alzheimer e a doença de Huntington. Nas pesquisas, injeções de glutamato em animais de laboratório resultaram em danos às células nervais do cérebro.