Pular para o conteúdo principal

Prestigio de colher pensa numa DÍLICIA (RECEITA EM VÍDEO)

STRUDEL


O Strudel é um doce nascido originalmente na Áustria e que atualmente é conhecido no mundo inteiro. Sua semelhança com o rocambole pode ser uma derivação de uma sobremesa turca que por sua vez é originária da Hungria. O strudel é preparado com massa finíssima, com aspecto folhado, bem trabalhoso e elaborado à base de farinha de trigo. A massa é tão trabalhosa que ganhou um dito popular: “o strudel deve
ser tão transparente, que se pondo embaixo da folha uma carta de amor, seja possível ler as doces palavras”.
O recheio mais conhecido e tradicional é elaborado à base de maçãs, passas, nozes, manteiga, açúcar e canela, mas também pode ser usado banana, abóbora e até mesmo salgados. Ingredientes da Receita de Strudel de Maçã Ingredientes para a Massa: 1 2/3 xícara de farinha de trigo 4 colheres (sopa) de manteiga 1 pitada de sal 3/4 xícara de leite morno.
 Ingredientes para o Recheio: 4 maçãs verdes grandes descascadas, sem sementes e cortadas em fatias finas 1/4 xícara de açúcar 1 colher (chá) de canela em pó 1/4 xícara de uvas passas brancas, sem sementes 1/2 colher (sopa) de casca ralada de limão Manteiga derretida para pincelar 1/2 xícara de amêndoas sem pele, picadas Farinha de rosca para polvilhar.    
Modo de preparo da Massa: Coloque farinha de trigo sobre uma superfície de trabalho, formando um monte, faça um buraco no centro, junte manteiga, sal, leite, amasse sempre, até a massa se desprender da superfície e, em seguida, bata vigorosamente até a massa fazer bolhas, ficar homogênea e consistente como massa de pastel; deixe descansar por cerca de 30 minutos.
Modo de preparo do Recheio: Em uma tigela grande, coloque as fatias de maçã, açúcar, canela, passas, casca ralada de limão, misture delicadamente e reserve.
Montagem: Para abrir a massa forre a superfície com papel manteiga ou um pano bem limpo. Com um rolo, abra a massa rapidamente em todas as direções até estar bem fina, quase transparente e, usando uma tesoura, elimine as partes mais grossas das bordas da massa. Pincele a massa com manteiga derretida, polvilhe uma faixa horizontal de massa, com 10 cm de largura, com amêndoas picadas e, por cima, distribua a mistura de maçã cuidadosamete, deixando um espaço de cerca de 4 cm nas duas extremidades da faixa de massa para o recheio não escapar enquanto enrolar o strudel. Levantando o pano, enrole o strudel sobre o recheio, continue a enrolar a massa como se fosse um rocambole, pincele a parte superior com manteiga derretida e polvilhe farinha de rosca. Unte uma assadeira com manteiga, achate as pontas do strudel com uma espátula, coloque-o na assadeira, leve ao forno, asse por 10 minutos, reduza a temperatura para média (180º C) e asse por cerca de 20 minutos ou até ficar dourado. Tire do forno, sirva quente, acompanhado de chantill.

Comentários