SALADA TROPICAL

Crepe e seus nove mil anos de existência

A origem do crepe é antiga. Eles são consumidos de várias formas há cerca de 9.000 anos. Os crepes sempre estiveram presentes em muitas regiões da Europa. A primeira receita de crepe que se tem notícia foi encontrada na França, por volta de 1390 em um livro chamado Manger de Paris (Comida Parisiense).

Na Europa os crepes se popularizaram muito. Este fenômeno é atribuído por alguns à Renascença e ao desejo que Victor Hugo expressou de ser um de Lês Miserables na hora da refeição. Desta maneira, começaram a aprimorar o crepe e divulgar o prato por toda a Europa através de uma Creperie.

Apesar da origem controversa, seja qual for a versão que tomemos como verdadeira, não há dúvida: a receita é antiga. O nome em francês, crepe, deriva do termo crispus, em latim, que significa crespo. Em italiano, são chamadas de crespelle.Originalmente, eram assados em pedra quente, e mais tarde passaram a ser preparados em chapa redonda de ferro sobre o fogo.

Há indícios de que suas raízes estejam no pão indiano chapati e nas panquecas chinesas. Mas os primeiros registros de crêpes foram feitos no século I, pelo gastrônomo romano Apicius, autor do receituário De re coquinaria. Cozidos no ferro quente, iam à mesa com mel e pimenta, de acordo com The Oxford Companion to Food (Alan Davidson, Oxford). Entretanto, os italianos defendem que a especialidade nasceu quatro séculos mais tarde.

Le Velmont Crepes - História do Crepe
No século V, peregrinos franceses compareceram em peso a Roma para a Festa della Canderola. Chegaram cansados e famintos, porém movidos pela fé. O papa Gelasio, empenhado em recebê-los bem, ordenou que a cozinha do palácio pontifício fosse abastecida com tantos ovos, sacos de farinha e litros de leite quanto fosse possível. Os crepes teriam nascido ali, ao acaso. Segundo essa história, os peregrinos saborearam a novidade e levaram a fórmula para a França. Os franceses, porém, garantem que a receita nasceu em sua pátria, mais exatamente na Bretanha, no oeste do país. A região pode não ser o berço dos crepes, mas é certamente o lugar que melhor os prepara. As incontáveis crêperies se espalham pelas cidades bretãs, impregnando o ar com um aroma doce e delicado. Os finíssimos crepes são habilmente feitos sobre chapas de metal. Tem sido apreciado dessa forma nos campos e nas cidades da região, há centenas de anos.

O Crepe Francês é alimento muito versátil, leve e saudável, seu sabor é definido pelo recheio. Pelo seu baixo teor de gordura ele pode ser considerado como uma refeição saudável.

Os crepes estão sempre em alta graças à capacidade de se renovar, incorporando novos ingredientes – doces ou salgados. Com disposição para encarar todo tipo de companhia, os crepes jamais saem de moda. Doces, salgados, quentes, grandes, em tamanho miniatura, dobrados, enrolados, abertos ou sobrepostos, com os mais variados recheios: picados, desfiados, pastosos, ou cremosos, eles sempre são bem vindos!!!

Crêpe ou Galette, você conhece?

Alimento ainda pouco conhecido pela maioria dos profissionais de cozinha, os crepes têm sua origem nos primórdios da civilização. Os crepes não são uma invenção recente, historiadores demonstraram que sua origem se deu a 7000 anos antes do Cristo! Naquela época era uma mistura feita de diversos cereais amassados com água para formar uma pasta que era em seguida assada em uma pedra chata bem quente. O crepe, ou galette, aparece na Bretanha no 13ª século trazido pelos Cruzados das culturas do trigo *sarraceno da Ásia. Inicialmente produzidas com o sarraceno, às crepes ganharam o formato que conhecemos hoje no inicio do século anterior graças à chegada da farinha de trigo branca.

Na França berço da expansão mundial dos crepes, costuma-se usar o trigo sarraceno para a confecção das “galettes”, pois este cereal possuiu um sabor bem característico e é muito apreciado com recheios salgados. Lá os crepes feitos com farinha de trigo são mais utilizados em recheios doces e sobremesas, mas isto não é necessariamente uma regra.
fonte:http://www.levelmontcrepes.com.br


Comentários