SALADA TROPICAL

ANIMA X VEGETAL


As proteínas podem ser encontradas em diferentes fontes alimentares.Mas você sabe as características de cada uma?

RESPONDA RÁPIDO: QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE POSSUEM MAIOR QUANTIDADE DE PROTEÍNAS? Provavelmente,passou pela sua cabeça responder carnes e ovos.E a resposta não esta errada.Porém,o que muitas pessoas podem não saber é que as substâncias podem ser encontradas em diversos alimentos,inclusive nos vegetais-como feijões,amendoim e grão-de-bico.Que tal saber um pouco mais sobre esse assunto?

PRIMEIRO PASSO: O QUE SÃO PROTEÍNAS
"Tanto as de origem animal quanto vegetal são compostas de aminoácidos.Precisamos obter 8 aminoácidos por meio da alimentação para que o organismo seja capaz de produzir as proteínas que o organismo necessita",explica Patrícia Davidson,nutricionista funcional.Ficou confuso?Calma,você já vai entender.Simplificando,esses elementos conhecidos como aminoácidos (que podem ser encontrados em vários alimentos) são os responsáveis pela formação das proteínas.

"As substâncias de origem animal contêm colesterol e gorduras saturadas,já as proteínas vegetais são isentas de colesterol e apresentam gorduras insaturadas",afirma Viviane Pereira,nutricionista da rede Mundo Verde.


                                  O PODER DE CADA UMA
         Agora que você já sabe o que são as proteínas,está na hora de ficar por dentro das principais características de cada tipo-a animal e a vegetal."A proteína animal é chamada de completa,justamente por conter  todos os aminoácidos essenciais em sua composição",conta a profissional.Por outro lado,a vegetal apresenta deficiência nessa substância."Mas não fique preocupado,pois isso não é um problema,já que os aminoácidos ausentes em alguns alimentos podem ser encontrados em outros",complementa Patrícia.Por exemplo:a combinação de arroz com feijão é benéfica,pois o arroz é pobre em metionina e pobre em lisina,então uma acaba compensando o outro.
     Uma das grandes vantagens das proteínas vegetais é que elas não vêm acompanhadas de gorduras saturada,altamente prejudiciais á saúde e que estão presentes nas de origem animal.Por outro lado,quando existe o consumo de carnes,as proteínas são adquiridas com maior facilidade,justamente por ser consideradas completa.

                                   E QUAL CONSUMIR?
     O equilíbrio é a chave da boa saúde,ou seja,é importante haver o consumo dos dois tipos de proteínas-já que cada uma oferece vantagens diferentes.Contudo,no caso dos vegetarianos,é preciso ter mais atenção aos alimentos que são ingeridos,pois é necessários saber fazer as substituições certas a fim de não deixar o organismo com a deficiência de determinadas substâncias.
     Dessa forma,o mais indicado é que a pessoa busque a orientação de um profissional em nutrição,uma vez que ele será capaz de indicar quais os ingredientes que devem ser consumidos e quais precisam ser evitados,sempre buscando uma vida saudável.

                                MELHORES CARNES

     Apesar de todos os tipos de carnes apresentarem proteínas,algumas são mais saudáveis do que outras.Pensando nisso,fizemos um ranking indicando quais são as mais benéficas!Confira.

PEIXES:eles possuem proteínas de ótima qualidade,rica em aminoácidos essenciais,isso é,que não são produzidos pelo organismo."Quanto ao teor de gordura,apesar de existirem tipos de peixes mais gordurosos que outros,podemos dizer que é uma carne com baixo teor quando comparamos ás carnes bovina e suína",diz Patrícia.

FRANGO:em segundo lugar,temos essa carne,mas é importante ter o cuidado de retirar toda a pele antes do consumo e dar preferência ao peito do frango.

PORCO:por incrível que pareça,a carne de porco atual já pode ser considerada saudável."De acordo com a pesquisas,a carne de porco,desde a década de 80,perdeu 31% de gordura e 14% de calorias e teve o percentual de massa magra aumentada.Por isso,podemos incluí-la no cardápio mensal mais vezes",conta a nutricionista funcional.

BOI:apesar de ter uma proteína de excelente qualidade,também possuem grande quantidade de gordura saturada,o que favorece problemas cardíacos.Assim,não é uma alimento que pode ter seu consumo liberado muitas vezes na semana.

PRINCIPAIS 
FONTES 
Proteína animal:podem ser encontradas com o consumo de carnes(bovinas,frango e peixes),ovos e leite animais.

Proteína vegetal:podemos citar as leguminosas como a soja,os feijões,as ervilhas e as lentilhas.Temos também a quinoa,o amaranto,a chia e as oleaginosas(castanha e amêndoas,por exemplo).

Comentários