SALADA TROPICAL

A prenda a fazer yakisoba


Yakisoba (em japonês: ????), também grafado yakissoba, é um prato de origem Chinesa, muito popular também na culinária japonesa, que significa literalmente macarrão de sobá frito.
O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne.

Comumente, o yakisoba Chines é feito com macarrão do tipo lámen e é assim que é consumido em diversos lugares, desde restaurantes, passando por fast-food a feiras populares, no Japão ou fora dele. É prato indispensável nas festas tradicionais japonesas (Matsuris).
O macarrão do yakisoba tem que ser do tipo sobá ou sobá de Okinawa, sendo comum o uso de macarrão do tipo talharim e o do tipo lámen, podendo ainda ser frito ou não, tambem conhecido popularmente como miojo
O yakissoba chinês se mostra menos leve e mais gorduroso que o japonês, mas o conceito técnico do preparo nada difere com relação ao chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves.
O yakisoba tradicional é geralmente preparado grelhando numa chapa com repolho, cenoura, cebola e outras verduras mais carne frango finamente fatiada, e temperada com o molho à base de shoyu e óleo de gergelim (similar ao molho de okonomiyaki). Depois de acrescentar o macarrão, tudo é bem misturado até que o macarrão frite um pouco.
Finalmente o yakisoba é posto em pratos individuais numa porção que costuma ser suficiente para uma refeição completa.
Uma alternativa vegetariana é o yakisoba de legumes,] que é preparado sem adição de carnes
É um dos pratos mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, notadamente na capital, Campo Grande, para onde foi levado por imigrantes japoneses originários da ilha de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908, já no primeiro ano da imigração japonesa no Brasil.
Em São Paulo também é muito popular, sendo que o macarrão sobá (de trigo sarraceno) pode ser encontrado facilmente no bairro da Liberdade. Fora do bairro "japonês", o yakisoba é vendido em locais públicos, posto em barraquinhas rodantes.
Em São Paulo, bem como em algumas partes do Brasil, é servido também em lojas de fast-food e casas de comida oriental delivery.
Também no Brasil, o macarrão mais usado para o preparo de yakisoba doméstico é o macarrão lámen do tipo instantâneo, cozido sem tempero. também conhecido como miojo.


     INGREDIENTES 

  • 1k file de peito de frango em cubo
  • 1 ¹/2 cebolas
  • 1/2 pimentão( amarelo, verde, vermelho)
  • 1/2 repolho roxo
  • 1/2 couve flor
  • 1/2 brócolis chines
  • 2 cenoura grande
  • 1 acelga.
  • shoyo QB
  • Agi-no-moto QB
  • Saque mirim 
  •  Caldo de frango 1/2  litro
  • óleo de gergelim
  • macarrão tipo  instantâneo próprio para yakisoba
  • 1 colher de sopa de amido de milho em meio copo de água
 MODO DE  PREPARO
atenção
Antes de fritar essa galera, toda não esqueça de preparar todo os ingredientes antes de começar. O yakisoba, deixe tudo cortado em recipientes diferentes para facilitar a sua vida na hora de preparar então mãos a obra
1º)  Passo: óleo de soja para fritar, cebola em julienne, frango  (cubo) sem temperar, cenoura ralada no ralo grosso, repolho roxo cortados em quadrado, pimentões em julienne, brócolis e a couve-flor. 
Depois de todos os itens frito deixe reservados 

2°) Passo: frite o macarrão, (já cozido de acordo com o fabricante) sempre mexendo para não grudar frite aproximadamente uns 3 min . Acrescente no macarrão os legumes já fritos o caldo de frango o shoyo o agi-no-moto e o saque mirim o amido de milho sempre mexendo com calma para não desmanchar o couve flor  e o brócolis depois que o caldo do yakisoba tiver bem grosso  apague o fogo e adicione o óleo de gergelim    
dicas úteis 
caldo de frango
1/2 litro de água coloque para ferver depois de ferver adicione 1 cubo de  caldo de frango mexa para misturar esta pronto o caldo
outra dica interessante é colocar o couve flor por último para não desmanchar muito  


Comentários