SALADA TROPICAL

cozinha molecular

A COZINHA MODERNISTA DE NATHAN MYHRVOLD
   Ele ficou bilionário na Microsoft.Foi físico, inventor e paleontólogo.
Agora Nathan Myhrvold comanda uma revolução na culinária.

A cozinha molecular é uma escola culinária fundada pelo chef catalão Ferran Adrià. Em 1984, ele assumiu o elBulli, um restaurante numa praia perto de Barcelona. Adrià revolucionou a alta gastronomia ao incorporar ao ato de cozinhar as técnicas e os equipamentos usados nos laboratórios de química. Para criar espumas, sopas e cremes aerados e surpreendentes, Adrià começou a usar furadeiras, nitrogênio líquido, centrífugas industriais e autoclaves de esterilização de material cirúrgico. Como técnica de cocção para transformar os alimentos, optou pelo cozimento a vácuo, conhecido pelo termo em francês sous vide. Nessa técnica, os alimentos são colocados num saco plástico selado a vácuo. Em tais condições, o alimento é imerso em água quente e cozido em baixas temperaturas por horas (ou mesmo dias). No caso de verduras e legumes, o resultado é um alimento crocante que mantém sua coloração original, mas com sabor intensificado. As carnes cozinham sem perder o sumo. Em 2004, Myhrvold terminara de se formar na escola de cozinha La Varenne, na Borgonha. Foi onde ele se encantou com o cozimento a vácuo.
 Fonte: Revista Época. mar/2011

Receita de cozinha molecular





Esfera de Iogurte

Esta receita de gastronomia molecular é baseada na técnica de esferificação reversa, que é ótima para ingredientes ricos em cálcio como o iogurte.

Ingredientes da Esfera de Iogurte

- 200 g (7 oz) de iogurte comum (não utilize iogurte sem gordura ou com baixo teor de gordura pois a quantidade de cálcio é menor. Como alternativa, você pode utilizar iogurte sem gordura, mas você terá que adicionar gluconato de cálcio)
- 90 g (3.2 oz) creme de leite fresco
- 30 g açúcar (1 oz)
Banho de Alginato

- 1500 g (35 oz) de água
- 7.5 g alginato de sódio
Preparo

Comece preparando o banho de alginato. Misture o alginato de sódio na água utilizando um mixer até que o alginato de sódio esteja dissolvido por completo. Se esta é sua primeira vez fazendo isso, esteja ciente de que pode demorar mais do que você está esperando. Deixe descansar por 24 horas na geladeira para que o ar que entrou na mistura desapareça e o alginato de sódio fique completamente reidratado.

Para criar a mistura de iogurte, apenas misture todos os ingredientes.

Agora você está pronto para começar o processo de esferificação! Remova o banho de alginato da geladeira. Utilize uma colher de medida de 5ml semi-esférica para colher a mistura iogurte e derrame-a cuidadosamente dentro do banho de alginato. É importante que as esferas de iogurte não encostem umas nas outras, pois senão elas grudam. Deixe as esferas “cozinhando” por cerca de 2 minutos no banho de alginato e depois remova-as cuidadosamente utilizando uma escumadeira.

Lave-as muito gentilmente na água, e depois coe-as cuidadosamente. Se desejar, você pode armazená-las em um pote fechado com água na geladeira. Para aprimorar a técnica, leia 10 Dicas para Criar uma Esfera Perfeita.

Sugestões para servir:

- Sirva com coulis de framboesa

- Salpique raspas de limão por cima

- Sirva com fatias de pepino

Comentários