Torta de limão e chocolate branco

Toda empresa que se preze faz o




A sanificação também pode ser corretiva ou preventiva. No caso da corretiva, seria preciso criar limo para retira-lo?  Neste caso , a corretiva não é a mais recomendada . Tem que pensar de forma mais prenventiva . A sanificação preventiva baseia -se na premissa de que mais de 80% do bom trabalho de  prevenção é resultado de um bom trabalho de manutenção das boas condições , que em inglês é housekeeping (em português se fala rauziquipim). Como este é  o termo mais usado no  mundo inteiro,aqui ele também será empregado . Os 20% retantes são resultados do trabalho de sanificação propriamente dito, que significa eliminar microrganismos patogênicos e reduzir o número de microrganismos que


possam alterar os alimentos  a um nivél  seguro.  


O housekeeping não é apenas o sentido de simplesmente varrer o chão e tirar o pó de cima  das coisas . Ele é mais conhecido como o programa  dos 5s. Estes  ''S''  vem do japonês  e significam: seiri ou organização , seiton    ou arrumação, seiso ou limpeza , seiketsu ou padronização e shitsuke ou diciplina.
Isto colocado logo acima envolve também temas como  layout, qual a melhor posição dos equipamentos para o trabalho, manutenção e limpeza , como eliminar pontos mortos que podem ser utilizados pelas pragas, e muito mais.  

Todas as empresas que desejam melhorias de qualidade têm que começar pelos aspectos básicos, ou seja, pelos 5S's - uma campanha dedicada a organizar o ambiente de trabalho, e conservá-lo arrumado e limpo, e manter as condições padrão e a disciplina necessárias para a execução de um bom trabalho. Os 5S's vêm das cinco primeiras letras das palavras japonesas para organização (Seiri), arrumação (Seiton), limpeza (Seiso), padronização (Seiketsu) e disciplina (Shitsuke). A adoção dos 5S's, em qualquer empresa, pode promover resultados extraordinários - evitar acidentes, reduzir o tempo de manutenção, aprimorar os processos de controle operacional e gerar um clima mais saudável.



Vele  à pena investir no housekeeping