O MELHOR QUICHE LORRAINE

Salada de endívia com salmão marinado

Para o salmão
Ingredientes:
1 colheres (sopa) de sal grosso
24 grãos de pimenta-do-reino branca socados
1 colher (chá) de vodka

2 filés de salmão fresco com a pele
ramos de dill

Para a salada
Ingredientes:
9 folhas de endívia
8 fatias de salmão marinado
molho de mostarda com dill
molho de azeite e limão

Modo de fazer:
Prepare o salmão: misture o sal grosso, a pimenta-do-reino e a vodka. Tempere o salmão com essa mistura. Em uma tigela, disponha um dos filés, cubra com um grossa camada de dill e coloque o outro filé por cima. Cubra e coloque um peso sobre os filés. Deixe na geladeira no mínimo por 24 horas, virando os filés de vez em quando. Raspe o tempero antes de servir.
Prepare a salada: em um prato, arrume 8 folhas de endívias. Coloque sobre cada folha uma fatia de salmão marinado. Do outro lado do prato, disponha a folha restante com o molho de mostarda com dill. Regue a salada com o molho de azeite e limão.

Vocabulário 

Especiaria com folhas de aroma e sabor delicado e fresco e com sementes aromáticas fortes e picantes. Denominada "erva-de-deus" pelos armênios, o endro, ou dill, tem origem asiática e foi introduzido na Europa durante a Antiguidade. É uma das ervas mais antigas e mais conhecidas do Ocidente.


Endívia  é uma verdura da família Asteracanta e do gênero das chicórias, que inclui vários vegetais semelhantes com folhas amargas. É consumida cozida ou crua, em saladas.

Comentários