LASANHA DE PÃO DE FORMA

Açúcar mascavo ou Açúcar refinado! Qual a diferença?


As principais diferença entre o mascavo e o refinado  aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo.No geral  a regra é clara, quanto mais escuro o açúcar mais vitamina e sais minerais ele vai conter, e mais perto do estado bruto ele esta. A cor branca significa que o açúcar já recebeu  vários aditivos  químicos, no seu ultimo processo de fabricação ou seja  esses aditivos acrescentados no açúcar refinado é o responsável pela sua cor branca e o seu delicioso sabor.Porém o lado ruim dessa delicia é um açúcar sem vitaminas e sais minerais (sem nutrientes). Já o mascavo é um açúcar bruto , escuro e úmido. Como o açúcar mascavo não passa pelo refinamento , ele conserva o cálcio o ferro e os sais minerais.O único problema do açúcar mascavo é o seu gosto bem parecido com o caldo de cana.

Tabela nutricional 

composição       Refinado   &   Mascavo

Calorias          (cal)    387      376

Carboidratos   (gr)   99,9   97,33

Vitamina B1    (mg)     0       0,01

Vitamina B2    (mg)     0,02  0,01

Vitamina B6    (mg)     0       0,03

Cálcio               (mg)     1          85

Magnésio          (mg)     0          29

Cobre               (mg)     0,04     0,3

Fósforo             (mg)     2          22

Potássio            (mg)     2         346

Segundo a sociedade brasileira de diabetes pessoas com diabetes, ao consumir açúcar mascavo tem que tomar os devidos cuidados. Que sua medida seja computada como valor calórico e gramas de carboidratos, pois é igualmente absorvido e eleva a glicemia a patamares similares ao açúcar comum .
A diferença entre os dois tipos de  açúcares, podem ser observadas na fonte de cálcio ,magnésio, fósforo potássio que são maiores no açúcar mascavo.Porém isso não sugerem que pessoas com diabetes tenham que preferir o açúcar mascavo, pois o que deve ser considerado são os valores coláricos e carboidratos não vão interferir na glicemia.A questão é, se você esta pensando que substituindo o açúcar refinado pelo o açúcar mascavo vai te dar grandes benefícios, e que pode se empanturrar de açúcar mascavo que não vai dar nada ai que você se engana.
É importante observar que o açúcar mascavo adoça igualmente ao açúcar comum. Entretanto, o que importa é o teor de sacarose (carboidrato) que contêm e nessa relação eles se equivalem.

Fica a dicaNunca mude drasticamente seu habito de se alimentar, sem consultar um profissional nutricionista.´Assim é possível,  conhecer como seria uma alimentação adequada para cada caso.
Fonte: www.diabetes.org.br, mundoestranho.abril.com.br

Comentários