SALADA TROPICAL

FIOS DE OVOS


Ingredientes
1.250 kg de açúcar
500 ml de água
100 gr de farinha de trigo

Modo de Preparo
Peneirar as gemas .Reservar. 
 Em uma panela de fundo grosso levar ao fogo o açúcar, a água e a farinha de trigo deixar ferver, mexendo somente até o açúcar dissolver. Deixar ferver em fogo médio.
 Quando a calda chegar ao "ponto de fio"  colocar as gemas no coador de fios de ovos e deitar sobre a calda (fervendo em fogo médio), um pouquinho de cada vez, fazendo movimentos circulares. Mexer os fios com uma espumadeira  retire os fios da calda. Os fios endurecem na hora, não precisam cozinhar!
 Colocar os "fios de ovos" sobre uma peneira ou sobre um escorredor e esborrifar um pouco de água fria, para que não grudem entre eles. Depois, colocar em um recipiente.
 Devolver a calda que passou pela peneira à panela, para que a calda não engrosse, não cristalize e para manter o "ponto de fio". 
 Repetir até as gemas terminarem.
 Se conservam 10 dias na geladeira. Podem ser congelados sem a calda.

dicas:
• A calda que sobra pode ser alongada com água e aromatizada com baunilha e um licor a gosto, e depois colocada sobre os fios cozidos. Antes de servir coar para retirar a calda.
• As claras que sobram desta receita podem ser congeladas na forma de gelo e depois de duras guardadas em um saquinho plástico no congelador. A clara de ovo descongelada é ótima para qualquer receita (suspiro, mousses, pudim de claras, para empanar...).

Comentários