rosquinha paulista

ROSQUINHA PAULISTA (BISCOITO DE POLVILHO)

Cuca de banana



Recheio e cobertura
6 bananas nanicas
1 xícara de chá de açúcar
1 1/2 xícara de chá de trigo
1 colher de sopa de canela em pó
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina em temperatura ambiente

MASSA:
4 ovos
3 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de amido de milho
1 colher de sopa de fermento em pó
3/4 xícara de chá de leite
2 xícaras de chá de açúcar
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Recheio e cobertura
Descasque e pique as bananas em rodelas. Reserve. Em uma tigela, coloque a manteiga e derreta no micro-ondas. Em outra tigela, junte o açúcar, a farinha de trigo, a canela e a manteiga derretida. Misture com as mãos até obter uma farofa. Reserve.

MASSA:
Pré-aqueça o forno a 180°.Unte uma forma de fundo removível, de 22 cm de diâmetro com manteiga e farinha de trigo. Reserve. Peneire a farinha de trigo junto com o amido de milho. Reserve. Na batedeira, junte as gemas, açúcar e a manteiga, bata por 5 minutos em velocidade alta até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha de trigo, alternando com o leite. Coloque o fermento e bata por mais 1 minuto .Retire a massa da batedeira e reserve .Bata as claras em neve e incorpore delicadamente à massa.

Na forma untada, despeje metade da massa, cubra com metade das rodelas de bananas, e polvilhe metade da farofa. Coloque a massa restante por cima e acrescente outra camada de bananas .Polvilhe a farofa restante. Leve para assar por aproximadamente 40 minutos, ou até a massa começar a desprender das laterais da forma e a superfície ficar dourada.

Comentários