SALADA TROPICAL

CARNE DE PORCO À MODA EQUATORIANA




INGREDIENTES
3 a 5 kg de ombro de porco
Suco de 3 limões
20-30 dentes de alho amassados ou inteiros.
2 colheres de sopa de cominho em pó
1½ colher de sopa de sal
½ colher de sopa de pimenta em pó
3 xícaras de cerveja para marinar
70 g de manteiga ou banha
2 colheres de sopa de urucum em pó
Opcional: 8-10 batatas médias inteiras ou cortadas ao meio


MODO DE PREPARO
Coloque o ombro de porco numa tigela grande para marinar (tem que caber na geladeira).
Coloque o suco de limão sobre a carne. Prepare a marinada colocando o alho, o cominho em pó, sal e pimenta no processador de alimentos. Você também pode amassar o alho e misturar com o cominho, o sal e a pimenta. Faça várias incisões profundas nos dois lados do ombro do porco e coloque a mistura de alho e cominho, também esfregue a mistura na carne toda.
Coloque 3 xícaras da cerveja por cima do porco e deixa na geladeira da noite para o dia. Se tiver tempo deixe descansar 24h, se não tiver tempo, da noite para o dia está bom. Vire a carne a cada 8-12 horas. Pré-aqueça o forno a 200ºC e coloque a carne e porco (com a marinada) na assadeira, com a pele virada para cima, para acrescentar as batatas mais tarde. Cozinhe a carne em 200ºC por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, em uma panela pequena, derreta metade da manteiga no fogo baixo, e acrescente 1 colher de sopa de urucum em pó e mexa bem. Abaixe o fogo para 180ºC e coloque a manteiga derretida sobre a carne. Para evitar que a carne seque você vai ter que banhá-la com o caldo da marinada a cada 20-30 minutos. Continue assando a 180ºC e banhando a carne pela próxima hora e meia. Então abaixe a temperatura para 160ºC.O caldo já vai ter reduzido, então derreta a outra metade da manteiga no fogo baixo, coloque 2 xícaras de cerveja e mais 1 colher de sopa de urucum em pó, e não deixe ferver. Use para molhar a carne.
Continue assando e molhando por mais 1 hora e meia. Agora já pode acrescentar as batatas inteiras ou cortadas pela metade. Deixe as batatas e a carne assarem por mais 1 hora.
O tempo total deve ser de aproximadamente 4 horas e meia para 4-5kg de ombro de porco, ou cerca de 25-30 minutos por 500g. Antes de remover a carne do forno, jogue um pouco de água gelada na pele para ficar crocante pode não funcionar se o pedaço de carne for pequeno.
Se não funcionar, coloque na grelha por alguns minutos até que fique crocante.
Outra alternativa depois de cortar a carne, retire a pele com uma camada de gordura. Corte em pedaços e coloque na grelha por cerca de 3-5 minutos ou até que esteja crocante ou que esteja fazendo bolhas (quando fazem bolhas elas podem espirrar óleo,).


Comentários