Torta de Leite Ninho (Receita em vídeo)

BOLO NEGA MALUCA FEITO NO LIQUIDIFICADOR




Ingredientes:
3 ovos,
1/2 xícara de chá de óleo,
1.1/2 xícara de chá de açúcar,
1 xícara de chá de chocolate em pó 50% cacau,
1 xícara de chá de água morna,
2 xícaras de chá de farinha de trigo tradicional sem fermento,
1.1/2 colher de chá de fermento químico,
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador exceto a farinha, o fermento e o bicarbonato, e liquidifique até homogeneizar. Despeje a mistura em um bowl (tigela), em seguida acrescente a farinha aos poucos sempre peneirando antes e misturando bem. Finalize adicionando o fermento, o bicarbonato, e incorporando levemente. Despeje em uma forma untada e polvilhada cacau em pó e leve em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45 minutos ou até você espetar um palito no centro e o mesmo sair limpo e seco.

Medidas da forma em centímetros: 32 comp. x 22 larg. x 5 alt.

Calda de Chocolate
Ingredientes:
1 xícara de chá de leite integral,
1/2 xícara de chá de açúcar,
1/2 xícara de chá de chocolate em pó 50% cacau,
2 colheres de sopa de manteiga/margarina.

Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve em fogo médio misturando até que homogenize tudo. Diferente de um brigadeiro convencional, não há necessidade de ficar mexendo sempre! basta ficar de olho pra não deixar subir e derramar. Deixe apurar no fogo ate que ganhe consistência (esse ponto fica bem visível pois as borbulhas antes finas, agora estão mais grossas). Retire do fogo e reserve até esfriar.

Brigadeiro Gourmet de Colher
Ingredientes:
1 caixa de leite condensado,
1/2 caixa de creme de leite,
3 colheres de sopa de chocolate em pó 50% cacau,
1 colher de sopa de manteiga/margarina,
50 gramas de chocolate meio amargo nobre picado.

Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela exceto o chocolate picado, misture e leve em fogo médio mexendo sempre. Quando o brigadeiro ganhar consistência e começar levantar borbulhas misture por mais um minutinho e retire do fogo. Acrescente o chocolate picado e misture até homogeneizar. Despeje em um recipiente, cubra com plástico filme em contato e deixe esfriar. Reserve.

Montagem:
Com o bolo frio e ainda na forma! faça furos espaçados por toda a superfície da massa com o auxilio de um palito de espeto ou garfo. Derrame toda a calda de chocolate por cima, espalhe bem e deixe que ela penetre até revelar os furos novamente. Despeje todo o brigadeiro por cima espalhando bem, em seguida finalize com raspas de chocolate. Leve para geladeira por 2 horas.

Comentários