BROINHA DE AMIDO DE MILHO( MAISENA)

LOMBO DE PORCO COM CEBOLAS CARAMELIZADAS


 Ingredientes:
Lombo de porco
1 quilo de lombo de porco em peça com capa de gordura
6 dentes de alho
1 pote de mostarda
1 xícara de chá de vinho branco
Meia xícara de chá de água
6 ramos de alecrim
2 folhas de louro
1 e meia colher de sopa de manteiga
1 e meia colher de sopa de farinha de trigo
Azeite a gosto
200 gramas de uvas-passas
20 mililitros de vinagre
Cebola caramelizada
6 cebolas
200 gramas de manteiga
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1 punhado de tomilho

Modo de Preparo:
Lombo de porco
Comece temperando o lombo com sal, pimenta, mostarda, alecrim e louro. Adicione uma colher de chá de azeite e, com as mãos, passe os temperos em toda a superfície da carne.
Coloque na geladeira e deixe por 4B8r3B4p7yhRXuBWLqsQ546WR43cqQwrbXMDFnBi6vSJBeif8tPW85a7r7DM961Jvk4hdryZoByEp8GC8HzsqJpRN4FxGM9, pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius.
Aqueça uma frigideira em fogo alto e adicione uma colher de sopa de azeite. Coloque o lombo com a gordura em contato com a frigideira e mantenha em fogo alto por 5 minutos, até ficar bem dourada.
Em seguida, coloque em fogo médio e sele todos os lados do lombo. Depois de selado, coloque o lombo em uma travessa e reserve.
Coloque também na assadeira, o alho amassado e descascado, os ramos de alecrim, os dentes de alho e as folhas de louro.
Na mesma frigideira que selamos o lombo, adicione água, o vinho em fogo médio. Deixe soltar bastante fundo da frigideira para dar mais sabor ao preparo e mantenha no fogo até ferver.
Coloque a mistura da frigideira para a assadeira, com cuidado, ao redor do lombo. Leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos. Dado o tempo, espete a lateral da peça com a ponta da faca para checar o ponto.
Depois de pronto, coloque a carne em outra travessa e deixe descansar por 10 minutos antes de fatiar.
Enquanto isso, prepare o molho. Coe o líquido da assadeira em uma peneira. Em uma panela coloque a manteiga e deixe em fogo baixo até derreter.
Em seguida, adicione a farinha de trigo e mexa por um minuto até dourar. Essa mistura de farinha e manteiga, chamada roux, serve para engrossar o molho.
Desligue o fogo, junte o caldo da assadeira, as uvas-passas, o vinagre e coloque o roux e mexa bem com um fouet para dissolver toda a farinha. Mexa por mais 3 minutos em fogo baixo até o molho engrossar.
Na sequência, coloque em um liquidificador e bata o molho até que fique homogêneo. Agora, corte o lombo em fatias finas e sirva com o molho e os tomates assados.
Cebola caramelizada
Corte a cebola em julienne. Em seguida, adicione em uma panela com a manteiga, o sal, o tomilho e a pimenta.
Mexa até ficar uma mistura marrom para que a cebola fique com aspecto caramelado e um sabor mais doce.
Dicas: Se quiser, grelhe rodelas de abacaxi e pedaços de pêssego na frigideira com manteiga para dar um toque especial à receita.

Comentários