SALADA TROPICAL

BATATA ASSADA COM SAL GROSSO

 
Ingredientes:
1 quilo de
batata bolinha (cerca de 28 unidades)
Um terço de xícara de chá de sal grosso
1 colher e meia de chá de páprica defumada
5 dentes de alho
5 ramos de tomilho
1 colher de chá de azeite

Modo de Preparo:
Preaqueça
o forno a 200 graus Celsius (temperatura média).
Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Transfira as batatas para um escorredor, deixe sair o excesso de água e reserve — não é preciso secar as batatas, elas devem permanecer úmidas para o sal grudar melhor na casca.
No pilão, bata o sal grosso com a páprica para quebrar os grãos em pedaços menores e unificar os sabores. Se preferir, utilize um miniprocessador de alimentos ou liquidificador no modo pulsar.
Transfira as batatas para uma assadeira grande, junte o sal temperado e misture bem — parte do sal deve grudar na casca das batatas e o restante vai ficar espalhado no fundo da assadeira. Espalhe as batatas na assadeira sem encostar ou amontoar.
Unte bem os ramos de tomilho e os dentes de alho (inteiros e com a casca) com o azeite — assim eles não queimam ao assar. Distribua tudo entre as batatas.
Leve as batatas ao forno para assar por cerca de 50 minutos, ou até ficarem douradas por fora e bem macias por dentro — não é preciso virar na metade do tempo. Para verificar o ponto, espete uma batata com a ponta de uma faquinha; ela deve estar bem macia.
Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir — assim as batatas soltam mais facilmente da assadeira. Sirva a seguir. Fica uma delícia como acompanhamento do ensopado de músculo com limão ou servida como aperitivo com a maionese verde.

Comentários