CREME BELGA

FOCCACIA PERFEITA

 

Ingredientes:
510g de farinha de trigo (4¼ xíc)
10g de sal (1 csp)
8g de fermento biológico seco (3/4 csp)
455g de água (2 xíc rasas)
13g de azeite de oliva (1 csp)
Finalização
Sal grosso
Folhas de alecrim
Azeite de oliva

Modo de Preparo:
Em uma tigela coloque a farinha, o sal, o fermento e misture. Adicione a água e com uma espátula ou colher de pau, misture o suficiente para envolver todos os ingredientes, a massa ficará bem pegajosa.
Pegue outra tigela e adicione uma colher de azeite, com a mão espalhe o azeite pela tigela. Transfira a bola de massa para essa tigela e role ligeiramente para que ela fique bem untada.
Cubra a tigela com filme plástico e leve para a geladeira por no mínimo 12 horas, pode ficar por até 3 dias.
Depois do tempo de descanso, pegue a tigela na geladeira, unte as mãos com azeite e movimente a massa puxando das laterais para o centro para expulsar o excesso de ar.
Pegue uma forma de 23x33cm, derrame aproximadamente uma colher de azeite e com as mãos espalhe pelo fundo e laterais (internas).
Despeje a massa no centro da forma e ainda com as mãos bem untadas, acomode a massa no centro esticando levemente, não é necessário distribuir em toda a forma.
Cubra com filme plástico e leve para fermentar por 2h30 a 4 horas.
Quando a massa estiver bem crescida, regue aproximadamente 1 a 2 colheres de azeite sobre a massa.
Com as pontas dos dedos untadas, pressione a massa fazendo covinhas profundas, se a massa necessário, estique delicadamente para os lados para que a massa atinja toda a forma.
Espalhe folhas de alecrim, polvilhe sal grosso.
Leve para assar por aproximadamente 30 minutos em forno preaquecido a 220°C.
Ao retirar no forno, coloque a focaccia sobre uma grade para esfriar ou amornar antes de cortar.
Dicas para a receita:
Medindo os ingredientes: A minha receita de focaccia foi feita pesando todos os ingredientes com balança de cozinha, coloquei ali na descrição a conversão em xícaras, mas é sempre melhor pesar para obter precisão.
A temperatura da água: Eu uso sempre em temperatura ambiente, a não ser, em dias de inverno muito frios. Nesse caso utilizo água morna.
Unte bem a massa e a tigela: Antes da massa ir para a geladeira, ao colocar na tigela, é importante envolver bem em azeite, assim a massa não irá ressecar durante a fermentação. Use uma tigela grande para que a massa tenha espaço para fermentar.
1ª fermentação: a minha massa fermentou por 20 horas na geladeira e o resultado foi incrível, mas como falei acima, ela pode fermentar por até 3 dias.
2ª fermentação: O tempo dessa fermentação pode variar de acordo com a temperatura ambiente, aqui o dia estava muito quente em 2h30, mas pode levar até 4h em dias mais frios.
Forma: Use uma forma que tenha espaço (altura) para a massa crescer e fique de olho durante a fermentação para evitar que ela grude no filme plástico.
Azeite de oliva: É essencial que se use um azeite de oliva para obter os sabores da focaccia, não substitua por nenhum tipo de óleo. A quantidade de azeite varia e é a gosto, pois ele é usado em vários momentos. Sempre que for manipular a massa com as mãos, unte-as bem.
Sal grosso: Eu tenho substituído o sal grosso pelo sal de parrilla, pois ele é mais delicado e delicioso.
Como finalizar focaccia?
Eu usei o alecrim, pois queria sabor neutro e bem tradicional, mas você pode fazer com outros sabores. Pode ser tomate-cereja, abobrinha, manjericão, tomilho, batatas e até pêssego. São inúmeras ideias, mas é importante reforçar que um bom azeite faz toda a diferença para obter uma focaccia crocante por fora, macia por dentro e cheia de sabor.
E que tal cortar a focaccia ao meio para montar deliciosos sanduíches? Use a criatividade e faça sanduíches perfeitos

Comentários