Receira incrível de Bolo de limão

PÃO DOCE DE CHOCOLATE COM CEREJA

 

Ingredientes:
Tangzhong
5 colheres (sopa) de leite
5 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Massa
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de leite em pó
½ xícara de açúcar
¾ colher (chá) de sal
¾ xícara de leite
1 ovo
¾ xícara de manteiga derretida (fria)
¾ xícara de farinha de trigo para finalizar (aprox)
Recheio
150g de chocolate meio amargo (gotas ou picado)
100g de cerejas em conserva picadas (drenadas)
Finalização
1 gema

Modo de Preparo:
Comece pelo Tangzhong: Em uma panela pequena coloque o leite, a água e a farinha. Misture com um fouet e leve ao fogo baixo e cozinhe até obter um mingau com ponto de pomada. Leva uns 3 minutos.
Transfira essa mistura para uma tigela e cubra com um plástico até esfriar.
Em uma tigela grande coloque a farinha de trigo, o fermento, o leite em pó, o açúcar, o sal (coloque o sal longe do fermento) e misture.
Em uma tigela coloque o tangzhong (frio), o leite, o ovo, a manteiga e misture bem com um fouet para obter uma mistura uniforme.
Coloque os ingredientes líquidos dentro da tigela dos secos e comece a misturar com uma das mãos até obter uma massa uniforme.
Passe a acrescentar a farinha reservada bem aos poucos, de acordo com a necessidade.
A massa deve grudar levemente nas mãos.
Coloque-a sobre a bancada e sove por 15 minutos colocando um pouco de farinha quando necessário.
Transfira a massa para a tigela, cubra com um pano ou filme plástico e leve para crescer em local fechado. Pode ser no forno desligado. A fermentação deve levar de 1h30 a 2h. Ela vai dobrar de volume.
Enquanto a massa cresce, pique o chocolate, escorra bem as cerejas, seque-as com papel toalha e pique.
Assim que a massa estiver crescida, coloque-a sobre a bancada levemente enfarinhada e abra um pouco com as mãos.
Espalhe o chocolate e a cereja e comece a envolver a massa. Se precisar polvilhe um pouco de farinha, mas bem pouco, parece que vai dar errado, mas dá certo. Sove a massa o suficiente para deixar o recheio espalhado, mas evite manipular em excesso, pois o chocolate tende a derreter.
Separe a massa em 7 partes iguais, modele cada parte formando uma bola.
Disponha numa forma untada de aproximadamente 25cm, cubra com um pano e deixe crescer por 50 minutos ou até a massa quase dobrar de volume.
Em um tigelinha bata a gema.
Pincele os pães com a gema e leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutos e depois retire da forma. Deixe esfriar completamente sobre uma grade.
Dicas:
As cerejas: Use cerejas em conserva, bem escorridas e secas. Se você não tem pode fazer ele com chocolate. Se quiser, também pode substituir por cranberries ou uvas-passas hidratadas em água e bem escorridas.
Chocolate: Se possível, use chocolate meio amargo. Se o dia estiver quente, pique e deixe na geladeira, assim ele não vai derreter tanto no contato com as mãos.
Fermentação: o tempo varia de acordo com a temperatura, mas como a massa é doce, normalmente demora um pouco mais do que os outros pães. Na primeira fermentação ela deve dobrar de volume.
Ambiente de fermentação: Se estiver frio no dia que você for fazer o pão, encha uma bolsa térmica com água quente e coloque dentro do forno (desligado) junto com a massa de pão que vai fermentar. A bolsa vai manter o ambiente propício para fermentação.

Comentários