Pular para o conteúdo principal

Baião de dois


Ingredientes:
2 xícaras (chá) de feijão mulatinho
250 g de carne seca, picada
150 g de bacon, em cubos pequenos
1 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
3 tomates, picados
2 xícaras (chá) de arroz
1 xícara (chá) de queijo coalho fresco, em tiras
 sal e pimenta do reino, a gosto
Preparo:
1. Descasque e pique a cebola e o alho. Corte o bacon em cubos pequenos. Corte os tomates ao meio e retire as sementes.

2. Corte os tomates em cubos pequenos. Lave o arroz sob água corrente e escorra bem a água.

3. Corte o queijo em fatias (1 cm), as fatias em tiras (3 cm).

4. Coloque a carne seca num recipiente e cubra com água. Deixe a carne seca de molho por cerca de 12 horas, trocando a água a cada 3 horas.

5. Escorra a água da carne seca e corte-a em cubos pequenos. Limpe bem a carne, desprezando as gorduras. Coloque a carne seca numa panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e espere ferver. Deixe por 2 minutos e escorra a água.

6. Prove a carne seca e verifique se não está muito salgada. Se ainda estiver salgada, repita o procedimento acima. Escorra a água e reserve.

7. Coloque o feijão numa panela, escolha uma panela que possa ir à mesa, e cubra-o com água. Leve ao fogo alto e espere ferver. Quando começar a ferver, acrescente a carne seca picada.

8. Cozinhe o feijão até que fique quase macio. Se for necessário, acrescente mais água. Desligue o fogo e escorra o caldo do feijão para medi-lo. Você irá precisar de 4 xícaras (chá) de caldo. Se a quantidade de caldo for inferior a quatro xícaras, complete com água.

9. Volte o caldo medido à panela do feijão e reserve.

10. Acrescente os cubos de bacon numa frigideira grande e leve ao fogo alto para fritar. Frite-os até que fiquem dourados. Acrescente a cebola picada.

11. Refogue por cerca de 2 minutos ou até que fique macia e transparente. Acrescente o alho e refogue-o por mais 1 minuto. Acrescente o tomate e mexa novamente.

12. Tempere o refogado com sal e pimenta do reino. Cozinhe por mais 2 minutos. Acrescente o refogado na panela do feijão e misture bem. Coloque o arroz lavado e misture novamente. Leve a panela ao fogo baixo, coloque uma tampa e deixe cozinhar.

13. Cozinhe o preparado até que o arroz fique cozido e o feijão macio. Coloque as tiras de queijo e tampe a panela.

14. Retire a panela do fogo e sirva a seguir.