Torta de limão e chocolate branco

Governo vai propor aos estados criação de delegacias do torcedor


Iniciativa é umas das 9 ações para tentar combater a violência nos estádios.
Medidas foram anunciadas pelos ministros da Justiça e do Esporte. Na tentativa de dar uma resposta aos recentes atos de violência nos estádios brasileiros, os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do Esporte, Aldo Rebelo, anunciaram nesta quinta-feira (12), em Brasília, nove medidas para aumentar a seguranças nas arenas de futebol. Entre as ações anunciadas pelo governo federal está a recomendação para que os estados criem delegacias especializadas no atendimento detorcedores.

Além disso, haverá orientação para implantação de juizados de torcedores nos locais dos eventos esportivos. Cardozo explicou que parte das iniciativas negociadas pelo Executivo com representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e magistrados do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) são apenas "orientações" porque parte das ações foge da alçada do governo federal.“São sugestões porque não temos poder sobre algumas coisas. Não posso determinar, por exemplo, a implantação nos estádios de delegacias especiais, porque é competência do estado. Aquilo que não temos poder pode para deliberar vamos sugerir e buscar induzir com argumentos e demonstrações de que isso é correto”, enfatizou o ministro da Justiça.
O comitê do governo federal que discutiu iniciativas que possam inibir o vandalismo das torcidas organizadas também definiu que deve ser elaborado um guia de procedimentos de segurança para atividades esportivas, com foco principal nos jogos de futebol.
O encontro dos titulares da Justiça e do Esporte para tratar sobre medidas de segurança para os estádios foi motivado pela briga, no último domingo (8) entre torcedores de Atlético Paranaense e Vasco em Joinville (SC). O tumulto na última rodada do campeonato brasileiro deixou quatro feridos e as cenas de barbárie na arena catarinense tiveram repercussão internacional. Um dos torcedores sofreu fratura no crânio.
Para o ministro do Esporte, “dezenas” de torcedores poderiam ter sido presos em flagrante em razão da briga. Segundo Aldo Rebelo, “a lei prevê medidas drásticas”.
Ao final do encontro, que durou cerca de duas horas e meia, José Eduardo Cardozo destacou que o grupo havia decidido consensualmente que deve ser feita a “efetivação” de um cadastro nacional de torcedores que estão impedidos de participar de eventos esportivos.
Campeonato brasileiro
O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Flávio Zveiter, afirmou que algumas medidas decididas nesta quinta-feira já podem começar a valer para o campeonato brasileiro do ano que vem, como a perda de pontos dos clubes que forem responsabilizados por falta de segurança nos estádios.
"A partir da semana que vem, medidas serão tomadas e a expectativa tem que ser a melhor possível. (...) Perda de pontos vai ser uma sugestão do tribunal para o Conselho Nacional do Esporte e precisará ser aprovada. Se for aprovada, ela poderá ser implementada, eu acho que é viável, eventualmente, para o Campeonato Brasileiro do ano que vem, não para os estaduais”, ponderou Zveiter.
Para o ministro do Esporte, os clubes de futebol temem mais a possibilidade de perder pontos em uma competição do que serem multados.
"O clube teme mais perder três pontos do que R$ 3 milhões. A cobrança por três pontos é muito mais dura por parte da torcida com os dirigentes. O dinheiro, ele [o clube] pode pedir
emprestado", observou Aldo Rebelo.

fonte:http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/12/governo-vai-propor-aos-estados-criacao-de-delegacias-do-torcedor.html